Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

 Detalhe da Notícia Global - Web Part

Coronavírus: o que você precisa saber

27/11/2020 11:13 | Última atualização 27/11/2020 11:13
Coronavírus: o que você precisa saber

Todo o sistema Unimed está acompanhando as informações sobre o Cronavírus e as possibilidades de risco de contágio da população brasileira.  Por isso, a equipe do Viver Bem da Unimed Salto/Itu preparou um conteúdo especial para esclarecer as principais dúvidas que se tem até o momento sobre o Coronavírus. Confira as principais dúvidas respondidas pelos profissionais:


O que são Coronavírus? 

Os coronavírus compõem uma grande família de vírus, conhecidos desde meados da década de 1960, que receberam esse nome devido às espículas na sua superfície, que lembram uma coroa. Podem causar desde um resfriado comum até síndromes respiratórias graves. O novo coronavírus (2019-nCov ) foi identificado  após a notificação de casos de pneumonia de causa desconhecida entre dezembro/2019 e janeiro/2020, diagnosticados inicialmente na cidade chinesa de Wuhan, capital da província de Hubei.

Qual a origem do surto atual do novo Coronavírus? 

A origem ainda não está elucidada. Acredita-se que a fonte primária do vírus seja em um mercado de frutos do mar e animais vivos em Wuhan. Centenas de casos já foram detectados na China. Outros casos importados foram registrados na Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Vietnã, Cingapura, Arábia Saudita e Estados Unidos da América; todos estiveram em Wuhan.

A transmissão do Coronavírus acontece entre humanos? 

Sim. Alguns coronavírus são capazes de infectar humanos e podem ser transmitidos de pessoa a pessoa pelo ar (secreções aéreas do paciente infectado) ou por contato pessoal com secreções contaminadas. Na maior parte dos casos, a transmissão é limitada e se dá por contato próximo, ou seja, qualquer pessoa que cuidou do paciente, incluindo profissionais de saúde ou membro da família; que tenha tido contato físico com o paciente; tenha permanecido no mesmo local que o paciente doente.

Quais são os sintomas de uma pessoa infectada por um Coronavírus? 

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, como febre, tosse e dificuldade para respirar.

Existe um tratamento para o novo Coronavírus? 

Não há um medicamento específico. O tratamento é feito com medidas e medicamentos para aliviar os sintomas apresentados pelo paciente. 

Existe uma vacina para o novo Coronavírus? 

Como a doença é nova, não há vacina até o momento.

 
Há exame disponível para o novo CoronavÍrus?
Importante 

Apenas os hospitais de referência do SUS têm exames disponíveis. A rede privada não tem acesso a realizar exames neste momento. 

A recomendação é que viagens para a China devem ser realizadas somente em situações de extrema necessidade. As empresas também não devem se reunir pessoalmente com pessoas que vêm do país asiático.

Tive contato com pessoas que vieram da China recentemente. O que devo fazer?

Sugestão: pessoas vindas da China ou que tiveram contato com pessoas vindas de lá sem sintomas devem fazer a quarentena de 14 dias, pois é o tempo máximo para o aparecimento de sintomas . 

Desde o dia 28 de janeiro, pessoas vindas da China ou que tiveram contato com pessoas vindas de lá ou de outros países com casos da doença, nos últimos 14 dias e que apresentarem febre e sintomas respiratórios podem ser consideradas casos suspeitos. Essas pessoas devem procurar o serviço de saúde mais próximo.

Como reduzir o risco de infecção pelo novo Coronavírus? 

 Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas; 

 Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar; 

 Usar lenço descartável para higiene nasal; 

 Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; 

 Evitar tocar nas mucosas dos olhos; 

 Higienizar as mãos após tossir ou espirrar; 

 Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, toalhas; 

 Manter os ambientes bem ventilados; 

 Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

 Evitar contato próximo com pessoas vinda da China em quarentena- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, toalhas, garrafas; 

Mais informações e atualizações também podem ser conferidas no site do Ministério da Saúde 


Fonte: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/novocoronavirus

Somos Coop
Apcer Ionet

Baixe nosso APP

    ANS Nº 319996